Primeiro advogado brasileiro negro

Luiz Gonzaga de Pinto Gama foi um grande nome de nossa história e uma grande inspiração para nós advogados, e por isso merece ser lembrado nesse dia 20/11, dia da Consciência Negra.

Nascido de mãe negra livre e pai branco, foi contudo feito escravo aos 10 anos, vendido pelo próprio pai e permaneceu analfabeto até os 17 anos de idade. Na juventude aprendeu a ler e tomou ciência de sua condição de homem livre.

Em 1850 Gama tentou frequentar o curso da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, hoje da Universidade de São Paulo, mas foi impedido por ser negro. Ele frequentou as aulas como ouvinte e enveredou pelo exercício da advocacia como rábula (advogado prático). Obteve sua primeira grande vitória advogando em causa própria, livrando-se da condição de escravo.

Já aos 29 anos se tornou autor consagrado e considerado “o maior abolicionista do Brasil”. Sua militância culminava na advocacia em favor dos escravos. Mais de 500 negros foram libertados por ele nos tribunais. Um de seus recursos era invocar a lei de 1831 que aboliu o tráfico interoceânico de escravos. Incansável agitador das causas negras, Gama foi perseguido e ameaçado de morte.

Seu enterro, no dia 24 de agosto de 1882, foi uma apoteose que mobilizou toda a São Paulo da época. No cortejo, da rua do Brás (atual Rangel Pestana), onde Luiz Gama morava, até o Cemitério da Consolação, estava presente sua volumosa corte de admiradores, formada por negros humildes, estudantes da Faculdade de Direito, escritores, jornalistas, alguns membros da crescentemente poderosa elite cafeeira e até um membro destacado da mais rica família do período, Martinico Prado.

Após 133 anos de sua morte, em 2015, foi concedido a Luiz Gama o título de advogado pela OAB Nacional e OAB de São Paulo, que reconheceram seus importantes feitos pela libertação dos escravos no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: